STIFORP

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Solidão Profissional?

·                Eu Também Já Passei Por Isto…


Ao fazer contas à minha vida profissional, trabalho por minha conta e risco, sem patrões, desde 1994, isto vai para 21 anos; ao longo de todo este tempo tenho tido várias actividades como Formadora, Psicóloga/ Psicoterapeuta, Coordenadora de Grupos, Blogueira e em Marketing de Internet, actividades essas que mantenho ainda.
O que tem sido transversal a todas elas é um factor com o qual tive mesmo que aprender a lidar:

                                        

A SOLIDÃO PROFISSIONAL

Este sentimento caracteriza-se pela sensação de isolamento, sem equipa para trocar ideias, sem métodos de trabalho “normalizados” e padronizados, sem liderança e sem seguidores, colegas de trabalho, sem horários estipulados (rígidos ou flexíveis), enfim completamente “sem rede”…
Mas como, por natureza, um dos lemas de vida que tenho é: “Se não há…cria-se…”, quando me vi a trabalhar nestas condições, e dantes sempre tinha trabalhado em equipa e com todas as condições que trabalhar para outrem requerem…vi-me perdida.
Mas talvez pela minha natureza criativa e “desenrascada” muito rapidamente assumi o controlo da situação.

   * LI VÁRIOS LIVROS SOBRE EMPREENDEDORISMO
( E continuo a ler…)

Na época (1994) a Internet ainda estava a nascer, e os meus únicos recursos de aprendizagem auto didacta foram livros de vários autores, eles mesmos Líderes de opinião no Empreendedorismo nos seus países; foram os meus primeiros professores, com quem aprendi a ORGANIZAR-ME para poder rentabilizar o meu tempo, FOCAR-ME nos meus Objectivos, TRAÇAR planos e metas diários e semanais, e sentir-me PRODUTIVA.
Ainda hoje todos esses ensinamentos fazem sentido porque são a estrutura de base de quem TRABALHA sozinho, em Negócio próprio.

     * CRIEI O MEU MÉTODO

Sabia que teria que ter uma rotina” de TRABALHO estruturada com HORÁRIOS, TAREFAS, OBJECTIVOS e RESULTADOS.
·         Todos os dias me levanto à mesma hora, bem cedo, e tenho tempo para tomar o meu pequeno almoço, fazer meditação ou ler uma páginas de (qualquer um) livro de Pensamentos, ou de Filosofia aplicada.
·         Visto-me e arranjo-me para sair de casa, com roupa confortável, mas com elegância. Maquilho-me todos os dias e saio directa para o meu Consultório/Escritório, passando pela Pastelaria para beber o meu café.
·         De há quatro anos para cá, tenho um Espaço próprio para trabalhar – para além de outros locais onde vou pontualmente dar consultas ou fazer Formação – mas já estive a trabalhar em casa durante 9 anos, e nessa época, SAÍA OBRIGATÓRIAMENTE DE CASA, e voltava a entrar, para que a minha mente e cérebro sentissem a “diferença” entre casa e escritório
·           * Começo a trabalhar numa das minhas áreas de actuação nas partes da manhã, faço intervalos de 15 minutos, para além de que faço todo o trabalho administrativo que estas áreas requerem, vou ao Banco, enfim, tudo aquilo que em qualquer profissão e actividade se requer. Da parte da tarde, normalmente faço as minhas Consultas e acabo o meu dia de trabalho por volta das 20h, e muitas vezes mais tarde.
·        *  FAÇO FREQUENTEMENTE CONTACTOS com colegas e parceiros de trabalho, para trocar opiniões e ideias, e faço MENTORING  a alguém que está a começar agora por si mesmo.
·           * ORGANIZO O DIA SEGUINTE antecipadamente antes de deixar o meu local de trabalho.
·         Chegada a casa, estou com a Família e só uso a Internet para ver alguma coisa em especial e que seja mesmo urgente.

     * CONTACTO PESSOALMENTE OUTRAS PESSOAS

·         Mesmo que seja pelo telefone, converso com outras pessoas, incluindo aquelas que estão na mesma situação do que eu e assim sinto que estamos todos unidos e acompanhados, que nunca estamos sós.
Hoje em dia chegam-me cada vez mais pessoas a sentirem esta espécie de solidão, ou porque ficaram sem empregos, ou porque estão a reentrar no mercado de trabalho, depois de um longo período “desactivadas”, ou porque quiseram dar um “salto" das anteriores carreiras para uma nova maneira de desenvolverem os seus talentos; seja como pôr, se NÃO HOUVER um Método e um Plano a seguir, as pessoas perdem-se sim, porque a maior parte de nós foi “treinada” a seguir instruções, normas e regras, e raramente se ensina a AUTONOMIA.

Se está numa destas situações, acredite:
Vai sentir-se SÓ se não for você a fazer as pontes e a construir o seu Método.

Se achar que sim…pode seguir este….


Sem comentários:

Enviar um comentário